Benefício assistencial para estrangeiro que mora no Brasil (RE 587.970)

Por unanimidade, o Supremo decidiu que estrangeiros residentes no Brasil podem receber Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pessoas com deficiência e a idosos que comprovem não ter meios para se sustentarem.

O tribunal firmou a tese, em repercussão geral, de que: “Os estrangeiros residentes no país são beneficiários da assistência social prevista no artigo 203, inciso V, da Constituição Federal, uma vez atendidos os requisitos constitucionais e legais”.  O relator do processo foi o ministro Marco Aurélio Mello.

_ Artigos relacionados

DIREITO À HERENÇA PARA QUEM TEM UNIÃO ESTÁVEL

O 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu que o direito do companheiro sobrevivente prepondera em relação aos parentes colaterais, como irmãos, tios e sobrinhos, em virtude da ordem legal prevista pelo Código Civil.   De acordo com o artigo 1.829, a sucessão legítima é estabelecida, em ordem, aos...
Leia mais »

DIREITO DOS PACIENTES COM CÂNCER

Diagnóstico, tratamento e remédios pelo SUS; Saque do FGTS; Saque do PIS/PASEP; Auxílio-doença; Aposentadoria por invalidez; Amparo Assistencial; Cirurgia de reconstrução mamária; Isenção de Imposto de Renda na aposentadoria; Quitação de financiamento da casa própria; Isenção de IPI na compra de veículos adaptados; Andamento judiciário prioritário.
Leia mais »

VAGA DE GARAGEM TAMBÉM TEM IPTU

Vaga coletiva é um bem imóvel acessório ao principal, com uma única matrícula no registro imobiliário. O IPTU é pago pelo condomínio. Já a unidade autônoma é um bem imóvel separado, com matrícula individual e escritura própria. O IPTU é pago pelo morador e a vaga pode ser vendida...
Leia mais »