COBRANÇA INDEVIDA

O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

De acordo com o entendimento jurisprudencial nacional, se a cobrança for indevida e o nome do consumidor tiver sido inserido no cadastro de inadimplentes, é possível ingressar com ação de reparação de danos e exigir pagamento por danos morais. Artigo 42, parágrafo único do Código de Defesa do Consumidor.

_ Artigos relacionados

Planos econômicos

O Supremo começou a homologar no fim do ano o acordo anunciado pela Advocacia Geral da União representantes do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), da Frente Brasileira dos Poupadores (Febrapo) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre as condições financeiras para encerrará as disputas judiciais relativas...
Leia mais »

HOLDING PARA MÉDICOS

A Clínica Médica está sob constante ameaça de indenização por erro médico e reclamações trabalhistas abusivas, então, o Médico deve realizar blindagem patrimonial A holding para médicos vai proteger o patrimônio dos sócios da clínica médica contra ações de indenização por erro médico ou reclamações trabalhistas abusivas. Além do conhecidoseguro de...
Leia mais »

DIREITO DOS PACIENTES COM CÂNCER

Diagnóstico, tratamento e remédios pelo SUS; Saque do FGTS; Saque do PIS/PASEP; Auxílio-doença; Aposentadoria por invalidez; Amparo Assistencial; Cirurgia de reconstrução mamária; Isenção de Imposto de Renda na aposentadoria; Quitação de financiamento da casa própria; Isenção de IPI na compra de veículos adaptados; Andamento judiciário prioritário.
Leia mais »