MULTA MÁXIDA DE 20% EM CANCELAMENTO DE PACOTE DE VIAGEM

É direito básico do consumidor a proteção contra práticas e cláusulas abusivas. Foi o que entendeu a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça ao estipular o percentual máximo de multa a ser cobrada em caso de cancelamento de viagem, pacote ou serviço turístico: 20% do valor do contrato quando a desistência ocorrer a menos de 29 dias da viagem.

Para que a agência de turismo possa cobrar uma multa superior a 20%, deve comprovar que fez gastos irrecuperáveis superiores a esse percentual.

_ Artigos relacionados

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR EM ACIDENTE DE TRABALHO

No mundo atual, segurança no trabalho deve constituir um objetivo permanente do poder público, das empresas e dos trabalhadores. O empregador está obrigado a garantir que os trabalhadores executem o trabalho em um ambiente de trabalho equilibrado, isto é, com ruído tolerável, fornecimento dos equipamentos de proteção individual, temperatura...
Leia mais »

PROMESSA DE CONTRATAÇÃO EM EMPREGO

A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma empresa de Blumenau (SC) a indenizar um candidato que não foi contratado após ser aprovado em processo seletivo. O trabalhador foi selecionado para ser contratado, orientado a fazer exame admissional, entregar documentos e abrir conta salário. No entanto, a...
Leia mais »

DESCONTO IRREGULAR DO FGTS

O FGTS não pode ser descontado do salário do empregado, o empregador deve, portanto, depositar 8% do salário bruto em conta no nome do empregado. Esse valor, referente ao FGTS, é obrigação do empregador.
Leia mais »